Pós-graduação em Tecnologias em Educação: Ambientes Inovadores de Aprendizagem
POS-01 | Cursos

160 horas
| B-Learning
Enquadramento
As transformações resultantes da globalização e o aumento das exigências pessoais e profissionais para que se possa viver e trabalhar com dignidade e igualdade de oportunidades na “sociedade do conhecimento”, exigem um investimento coordenado e integrado em diversos setores sociais, com especial atenção à Educação e à Formação profissional.
Em resposta à necessidade de atualização de conhecimentos e de desenvolvimento de competências básicas e digitais, assim como a de acompanhar o investimento na modernização das escolas e dos espaços de aprendizagem, é essencial formar os profissionais que atuam na área da educação formal e não formal para a inclusão digital de todos os intervenientes e para a promoção do sucesso escolar através da integração das TIC nos processos pedagógicos, de forma transversal e contextualizada. O presente curso pretende dar uma formação de nível pós-graduado neste âmbito.
Objetivos
- Criar condições para que os estudantes adquiram um conjunto de elementos teóricos e práticos que lhes permitam:
- Desenvolver projetos em linha com os desafios do séc. XXI, tendo em conta os recursos disponíveis, os interesses e necessidades dos contextos, das escolas, das comunidades e das pessoas que as constituem;
- Desenvolver competências de organização, gestão e avaliação de atividades contextualizadas e inclusivas no ensino básico com recurso às tecnologias;
- Desenvolver competências no domínio das perspetivas didáticas do recurso aos dispositivos móveis;
- Planear, desenvolver e mobilizar criticamente novas metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem com recursos educativos mediatizados, tendo em vista critérios de acessibilidade que contribuam para a inclusão social.
Destinatários
Este curso é dirigido aos professores (todos os níveis de ensino, público e privado), diretores de escolas, diretores de centro de formação de professores, professores bibliotecários, professores do ensino profissional, técnicos da área da educação e todos aqueles que pretendem inovar no ensino e nas formas de aprendizagem nas suas salas de aula e nas suas escolas.
Conteúdos
UC1: Educação Contemporânea e Desafios do Séc. XXI (4 ECTS)
UC2: Ambientes Inovadores de Aprendizagem (4 ECTS)
UC3: Perspetivas Didáticas do M-Learning (6 ECTS)
UC4: Cenários de Inovação Pedagógica (5 ECTS)
UC5: Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos em Educação (4 ECTS)
UC6: Projeto (7 ECTS)
Módulos
Módulo | Duração | Forma de Organização |
---|---|---|
Educação Contemporânea e Desafios do Séc. XXI | 25 horas | A distância |
Ambientes Inovadores de Ensino e de Aprendizagem | 25 horas | A distância |
Perspetivas Didáticas do M-Learning | 25 horas | A distância |
Cenários de Inovação Pedagógica | 30 horas | Presencial |
Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos em Educação | 25 horas | A distância |
Projeto | 30 horas | A distância |
Formador(es)
Ângelo Silva
Veja o nosso catálogo de cursos