Curso de Formação em Comunicação Digital
Objetivos
Objetivos Gerais
• Melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas
• Capacitar os colaboradores da Administração Local para a governação digital e para a implementação de um plano de comunicação digital para aproximação ao cidadão
• Dotar os formandos de competências gerais de marketing digital, que permitam a execução de campanhas de comunicação nos canais digitais, sustentadas em boas práticas e que potenciem o correto posicionamento institucional das entidades e dos programas e atividades por si desenvolvidos
• Capacitar os colaboradores da Administração Local para conceber, planear, implementar, gerir e avaliar soluções de comunicação digital e melhorar a rede de relacionamento com os cidadãos e empresas
• Reforçar as competências digitais dos colaboradores: interagir, comunicar e colaborar através de tecnologias digitais e gerir uma identidade digital
• Reforçar as competências digitais dos colaboradores: criar e editar conteúdo digital
• Reforçar as competências digitais dos colaboradores na criação de ferramentas digitais para inovar nos processos e nos produtos
Objetivos específicos:
• Compreender os desafios e transformação da comunicação digital
• Definir e implementar uma estratégia de comunicação digital no setor público
• Organizar uma estratégia de gestão de redes sociais
• Selecionar instrumentos de comunicação digital no âmbito da estratégia global de marketing
• Conceber e produzir conteúdos digitais, adaptados às necessidades da organização e do mercado nas diferentes plataformas tecnológicas
• Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificando ações com vista à melhoria dos resultados
Destinatários
Técnicos superiores e outros colaboradores que necessitam desta formação para o exercício das funções que desempenham no âmbito da transformação digital, comunicação organizacional e marketing, dos municípios que integram a OesteCIM.
Conteúdos
- Acolhimento dos/as Formandos/as e apresentação da ação
- Desafios e transformação da comunicação digital
- Gestão da comunicação digital
- Estratégia de comunicação digital
- Planos de Comunicação digital
- Elaborar o Plano de Comunicação digital
- Instrumentos de comunicação digital
- Estratégia Integrada de Comunicação digital
- Monitorização, analise e medição de indicadores de performance
- Avaliação e Encerramento
Avaliação da Formação
Critérios e metodologias de avaliação
- Avaliação: Qualitativa - Formativa e Sumativa
- Avaliação Continua entre Insuficiente e Muito Bom
- Observação da participação dos formandos nos exercícios propostos.
- Registo da observação na grelha de avaliação
- Critérios da Grelha de Avaliação: Conhecimentos: Aquisição e aplicação de conhecimentos; Mobilização de competências; Comportamental: Assiduidade/Pontualidade; Originalidade/Criatividade; Participação/Motivação; Relações interpessoais/trabalho em equipa
Descritores de Desempenho
- % de formandos com aproveitamento
- % de satisfação global dos formandos
- % de formandos que se consideram mais aptos após a frequência da formação
- % de desistências
Meios e Recursos Pedagógicos
O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação é de diversa natureza, nomeadamente:
• Documentação em formato digital
• Documentação em suporte de papel
• Material audiovisual e multimédia
• Aplicações informáticas sempre que necessário.
No início da ação, é disponibilizado o programa do curso, que serve como guia de apoio ao formando. Neste programa estão definidos:
• os objetivos pedagógicos
• os conteúdos programáticos desenvolvidos
• as respetivas referências bibliográficas
Assim, o formando poderá ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejar, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.
A cada formando é disponibilizada documentação de apoio pedagógico, elaborada ou selecionada pelo formador, nomeadamente:
• Manual pedagógico, em formato digital
• Cópia do Slide Show, em formato digital
• Legislação aplicável, em formato digital ou em suporte de papel
• Bateria de exercícios, em suporte de papel
• Questionários de avaliação da formação, em suporte de papel
Recorrer-se-á também frequentemente a fotografias e outras imagens bem como a web vídeo. Quando apropriado, serão criados grupos/turma nas redes sociais facilitando as interações entre formandos e entre formandos e formadores, quer no decurso da formação, quer no período pós-formação. Estas atividades serão desenvolvidas para promover uma maior interação grupal e facilitar a apropriação das competências, nomeadamente das competências sociais.
É também utilizada a “Academia do Oeste” (plataforma de ensino à distância) onde será inserida toda a informação acerca da formação da presente candidatura, em que os formandos e formadores terão acesso, através de login e password, a toda a informação e documentação de apoio. A plataforma é um recurso colaborativo de partilha de informação e acompanhamento.
Inscrições a realizar pelos serviços dos Municípios da Região Oeste.
Datas previstas:
11, 14 e 18 de abril de 2023
21h
Presencial
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
Curso de Formação em Comunicação Digital | 21h | Presencial |
Módulo Curso de Formação em Comunicação Digital
Duração 21h
Forma de Organização Presencial
Veja o nosso catálogo de cursos