Curso de Formação em Comunicação Digital

Objetivos

Objetivos Gerais
   • Melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas
   • Capacitar os colaboradores da Administração Local para a governação digital e para a implementação de um plano de comunicação digital para aproximação ao cidadão
   • Dotar os formandos de competências gerais de marketing digital, que permitam a execução de campanhas de comunicação nos canais digitais, sustentadas em boas práticas e que potenciem o correto posicionamento institucional das entidades e dos programas e atividades por si desenvolvidos
   • Capacitar os colaboradores da Administração Local para conceber, planear, implementar, gerir e avaliar soluções de comunicação digital e melhorar a rede de relacionamento com os cidadãos e empresas
   • Reforçar as competências digitais dos colaboradores: interagir, comunicar e colaborar através de tecnologias digitais e gerir uma identidade digital
   • Reforçar as competências digitais dos colaboradores: criar e editar conteúdo digital
   • Reforçar as competências digitais dos colaboradores na criação de ferramentas digitais para inovar nos processos e nos produtos

Objetivos específicos:
   • Compreender os desafios e transformação da comunicação digital
   • Definir e implementar uma estratégia de comunicação digital no setor público
   • Organizar uma estratégia de gestão de redes sociais
   • Selecionar instrumentos de comunicação digital no âmbito da estratégia global de marketing
   • Conceber e produzir conteúdos digitais, adaptados às necessidades da organização e do mercado nas diferentes plataformas tecnológicas
   • Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificando ações com vista à melhoria dos resultados

Destinatários

Técnicos superiores e outros colaboradores que necessitam desta formação para o exercício das funções que desempenham no âmbito da transformação digital, comunicação organizacional e marketing, dos municípios que integram a OesteCIM.

Conteúdos

  • Acolhimento dos/as Formandos/as e apresentação da ação
  • Desafios e transformação da comunicação digital
  • Gestão da comunicação digital
  • Estratégia de comunicação digital
  • Planos de Comunicação digital
  • Elaborar o Plano de Comunicação digital
  • Instrumentos de comunicação digital
  • Estratégia Integrada de Comunicação digital
  • Monitorização, analise e medição de indicadores de performance
  • Avaliação e Encerramento

Avaliação da Formação

Critérios e metodologias de avaliação

  • Avaliação: Qualitativa - Formativa e Sumativa
  • Avaliação Continua entre Insuficiente e Muito Bom
  • Observação da participação dos formandos nos exercícios propostos.
  • Registo da observação na grelha de avaliação
  • Critérios da Grelha de Avaliação: Conhecimentos: Aquisição e aplicação de conhecimentos; Mobilização de competências; Comportamental: Assiduidade/Pontualidade; Originalidade/Criatividade; Participação/Motivação; Relações interpessoais/trabalho em equipa

Descritores de Desempenho 

  • % de formandos com aproveitamento
  • % de satisfação global dos formandos
  • % de formandos que se consideram mais aptos após a frequência da formação
  • % de desistências

Meios e Recursos Pedagógicos

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação é de diversa natureza, nomeadamente:
   • Documentação em formato digital
   • Documentação em suporte de papel
   • Material audiovisual e multimédia
   • Aplicações informáticas sempre que necessário.

No início da ação, é disponibilizado o programa do curso, que serve como guia de apoio ao formando. Neste programa estão definidos:
   • os objetivos pedagógicos
   • os conteúdos programáticos desenvolvidos
   • as respetivas referências bibliográficas

Assim, o formando poderá ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejar, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

A cada formando é disponibilizada documentação de apoio pedagógico, elaborada ou selecionada pelo formador, nomeadamente:
   • Manual pedagógico, em formato digital
   • Cópia do Slide Show, em formato digital
   • Legislação aplicável, em formato digital ou em suporte de papel
   • Bateria de exercícios, em suporte de papel
   • Questionários de avaliação da formação, em suporte de papel

Recorrer-se-á também frequentemente a fotografias e outras imagens bem como a web vídeo. Quando apropriado, serão criados grupos/turma nas redes sociais facilitando as interações entre formandos e entre formandos e formadores, quer no decurso da formação, quer no período pós-formação. Estas atividades serão desenvolvidas para promover uma maior interação grupal e facilitar a apropriação das competências, nomeadamente das competências sociais.
É também utilizada a “Academia do Oeste” (plataforma de ensino à distância) onde será inserida toda a informação acerca da formação da presente candidatura, em que os formandos e formadores terão acesso, através de login e password, a toda a informação e documentação de apoio. A plataforma é um recurso colaborativo de partilha de informação e acompanhamento.

 

Inscrições a realizar pelos serviços dos Municípios da Região Oeste.

 

Datas previstas:

11, 14 e 18 de abril de 2023

Curso de Formação em Comunicação Digital
Duração

21h

Forma de Organização

 Presencial

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Curso de Formação em Comunicação Digital 21h Presencial
Módulo Curso de Formação em Comunicação Digital
Duração 21h
Forma de Organização Presencial
Não encontrou o curso que procura?
Veja o nosso catálogo de cursos