Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking
Objetivos
Objetivos Gerais
• Dotar os formandos de conhecimentos sobre os princípios de Lean Thinking aplicado à transformação na Administração Pública
• Compreender as vantagens e benefícios para as organizações da adoção de princípios e ferramentas que ajudam a eliminar as atividades do processo que não agregam valor
• Criar fluxos adequados de informações nos processos principais de forma a melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas
Objetivos específicos
• Identificar princípios de Lean Thinking aplicado à transformação na Administração Pública
• Conhecer a abordagem de redução de custos e satisfação de clientes (Lean Public Management)
• Identificar os tipos de desperdício
• Relacionar valor e desperdício
• Utilizar métodos de Lean Management
• Utilizar ferramentas de Lean Management
• Mapear o fluxo de valor
• Elaborar um plano de um programa da aplicação do Lean Management
Destinatários
Dirigentes e Técnicos Superiores que necessitam desta formação para o exercício das funções que desempenham no âmbito da gestão organizacional e processos de mudança organizacional, dos municípios que integram a OesteCIM.
Conteúdos
Icebreak de acolhimento dos formandos
Conceitos de Lean Management
• A filosofia do pensamento Lean Management
• Noção de Valor e Desperdício
• Tipos de Desperdício
• O conceito de Fluxo
• Produção e operações Kanban em serviços públicos
• Fluxo Just-In-Time na cadeia de fornecimento pública
• Liderança, Gestão de Equipas Lean, e Sensei
• Lean e Seis Sigma
• Casos de Estudo
Métodos e Ferramentas
• Hoshin Kanrin – Desdobramento da Estratégia
• Value Stream Mapping – Mapeamento do Fluxo de Valor
• 5S (Sort, Set in Order, Shine, Standardize, Sustain)
• Lean Accounting – Custeio Baseado na Actividade e no Valor
• Células de Trabalho
• Implementação de Programas Lean
• Casos de Estudo
Trabalho prático Lean Management
Avaliação e encerramento
Avaliação da Formação
Critérios e metodologias de avaliação
- Avaliação: Qualitativa - Formativa e Sumativa
- Avaliação Continua entre Insuficiente e Muito Bom
- Observação da participação dos formandos nos exercícios propostos.
- Registo da observação na grelha de avaliação
- Critérios da Grelha de Avaliação: Conhecimentos: Aquisição e aplicação de conhecimentos; Mobilização de competências; Comportamental: Assiduidade/Pontualidade; Originalidade/Criatividade; Participação/Motivação; Relações interpessoais/trabalho em equipa
Descritores de Desempenho
- % de formandos com aproveitamento
- % de satisfação global dos formandos
- % de formandos que se consideram mais aptos após a frequência da formação
- % de desistências
Meios e Recursos Pedagógicos
O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação é de diversa natureza, nomeadamente:
• Documentação em formato digital
• Documentação em suporte de papel
• Material audiovisual e multimédia
• Aplicações informáticas sempre que necessário.
No início da ação, é disponibilizado o programa do curso, que serve como guia de apoio ao formando. Neste programa estão definidos:
• os objetivos pedagógicos
• os conteúdos programáticos desenvolvidos
• as respetivas referências bibliográficas
Assim, o formando poderá ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejar, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.
A cada formando é disponibilizada documentação de apoio pedagógico, elaborada ou selecionada pelo formador, nomeadamente:
• Manual pedagógico, em formato digital
• Cópia do Slide Show, em formato digital
• Legislação aplicável, em formato digital ou em suporte de papel
• Bateria de exercícios, em suporte de papel
• Questionários de avaliação da formação, em suporte de papel
Recorrer-se-á também frequentemente a fotografias e outras imagens bem como a web vídeo. Quando apropriado, serão criados grupos/turma nas redes sociais facilitando as interações entre formandos e entre formandos e formadores, quer no decurso da formação, quer no período pós-formação. Estas atividades serão desenvolvidas para promover uma maior interação grupal e facilitar a apropriação das competências, nomeadamente das competências sociais.
É também utilizada a “Academia do Oeste” (plataforma de ensino à distância) onde será inserida toda a informação acerca da formação da presente candidatura, em que os formandos e formadores terão acesso, através de login e password, a toda a informação e documentação de apoio. A plataforma é um recurso colaborativo de partilha de informação e acompanhamento.
Inscrições a realizar pelos serviços dos Municípios da Região Oeste.
Datas previstas:
12, 17 e 19 de abril de 2023
21h
Presencial
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
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Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking | 21h | Presencial |
Módulo Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking
Duração 21h
Forma de Organização Presencial
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