Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking

Objetivos

Objetivos Gerais
   • Dotar os formandos de conhecimentos sobre os princípios de Lean Thinking aplicado à transformação na Administração Pública
   • Compreender as vantagens e benefícios para as organizações da adoção de princípios e ferramentas que ajudam a eliminar as atividades do processo que não agregam valor
   • Criar fluxos adequados de informações nos processos principais de forma a melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas

Objetivos específicos
   • Identificar princípios de Lean Thinking aplicado à transformação na Administração Pública
   • Conhecer a abordagem de redução de custos e satisfação de clientes (Lean Public Management)
   • Identificar os tipos de desperdício
   • Relacionar valor e desperdício
   • Utilizar métodos de Lean Management
   • Utilizar ferramentas de Lean Management
   • Mapear o fluxo de valor
   • Elaborar um plano de um programa da aplicação do Lean Management

Destinatários

Dirigentes e Técnicos Superiores que necessitam desta formação para o exercício das funções que   desempenham no âmbito da gestão organizacional e processos de mudança organizacional, dos municípios que integram a OesteCIM.

Conteúdos

Icebreak de acolhimento dos formandos

Conceitos de Lean Management
   • A filosofia do pensamento Lean Management
   • Noção de Valor e Desperdício
   • Tipos de Desperdício
   • O conceito de Fluxo
   • Produção e operações Kanban em serviços públicos
   • Fluxo Just-In-Time na cadeia de fornecimento pública
   • Liderança, Gestão de Equipas Lean, e Sensei
   • Lean e Seis Sigma
   • Casos de Estudo

Métodos e Ferramentas
   • Hoshin Kanrin – Desdobramento da Estratégia
   • Value Stream Mapping – Mapeamento do Fluxo de Valor
   • 5S (Sort, Set in Order, Shine, Standardize, Sustain)
   • Lean Accounting – Custeio Baseado na Actividade e no Valor
   • Células de Trabalho
   • Implementação de Programas Lean
   • Casos de Estudo

Trabalho prático Lean Management

Avaliação e encerramento

Avaliação da Formação

Critérios e metodologias de avaliação

  • Avaliação: Qualitativa - Formativa e Sumativa
  • Avaliação Continua entre Insuficiente e Muito Bom
  • Observação da participação dos formandos nos exercícios propostos.
  • Registo da observação na grelha de avaliação
  • Critérios da Grelha de Avaliação: Conhecimentos: Aquisição e aplicação de conhecimentos; Mobilização de competências; Comportamental: Assiduidade/Pontualidade; Originalidade/Criatividade; Participação/Motivação; Relações interpessoais/trabalho em equipa

Descritores de Desempenho 

  • % de formandos com aproveitamento
  • % de satisfação global dos formandos
  • % de formandos que se consideram mais aptos após a frequência da formação
  • % de desistências

Meios e Recursos Pedagógicos

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação é de diversa natureza, nomeadamente:
   • Documentação em formato digital
   • Documentação em suporte de papel
   • Material audiovisual e multimédia
   • Aplicações informáticas sempre que necessário.

No início da ação, é disponibilizado o programa do curso, que serve como guia de apoio ao formando. Neste programa estão definidos:
   • os objetivos pedagógicos
   • os conteúdos programáticos desenvolvidos
   • as respetivas referências bibliográficas

Assim, o formando poderá ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejar, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

A cada formando é disponibilizada documentação de apoio pedagógico, elaborada ou selecionada pelo formador, nomeadamente:
   • Manual pedagógico, em formato digital
   • Cópia do Slide Show, em formato digital
   • Legislação aplicável, em formato digital ou em suporte de papel
   • Bateria de exercícios, em suporte de papel
   • Questionários de avaliação da formação, em suporte de papel

Recorrer-se-á também frequentemente a fotografias e outras imagens bem como a web vídeo. Quando apropriado, serão criados grupos/turma nas redes sociais facilitando as interações entre formandos e entre formandos e formadores, quer no decurso da formação, quer no período pós-formação. Estas atividades serão desenvolvidas para promover uma maior interação grupal e facilitar a apropriação das competências, nomeadamente das competências sociais.
É também utilizada a “Academia do Oeste” (plataforma de ensino à distância) onde será inserida toda a informação acerca da formação da presente candidatura, em que os formandos e formadores terão acesso, através de login e password, a toda a informação e documentação de apoio. A plataforma é um recurso colaborativo de partilha de informação e acompanhamento.

 

Inscrições a realizar pelos serviços dos Municípios da Região Oeste.

 

Datas previstas:

12, 17 e 19 de abril de 2023

Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking
Duração

21h

Forma de Organização

 Presencial

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking 21h Presencial
Módulo Curso de Formação em Metodologias de Lean Thinking
Duração 21h
Forma de Organização Presencial
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