Curso de Formação em Design Thinking

Objetivos

Objetivos Gerais
Dotar os formandos de conhecimentos/competências que lhes possibilitem:
   • Utilizar o design thinking enquanto metodologia para transformar desafios difíceis em oportunidades inovadoras e que, por isso, consegue alcançar impactos significativos nas pessoas e no próprio desenvolvimento organizacional
   • Reforçar a eficácia e criatividade das equipas
   • Criar soluções a implementar no desenvolvimento de projetos e planos de ação para incorporar o design nas estratégias
   • Desenvolver competências de inovação e gestão da mudança, propiciadoras de conhecimentos, aptidões e atitudes ajustados aos necessários processos de modernização administrativa

Objetivos específicos
   • Identificar os fundamentos do Design Thinking
   • Implementar processos de inovação nas organizações através do Design Thinking
   • Transformar desafios difíceis em oportunidades através do Design Thinking
   • Aplicar alguns dos métodos e técnicas do Design Thinking para o desenvolvimento da capacidade criativa individual e coletiva
   • Trabalhar em equipa de forma colaborativa
   • Estabelecer empatia com os destinatários das soluções criativas
   • Resolver problemas complexos com recurso à criatividade
   • Assumir uma cultura de inovação

Destinatários

Dirigentes e Técnicos Superiores que necessitam desta formação para o exercício das funções que desempenham no âmbito da gestão organizacional, gestão de pessoas e processos de mudança organizacional e modernização administrativa, dos municípios que integram a OesteCIM.

Conteúdos

  • Icebreak de acolhimento dos formandos
  • Fundamentos do Design Thinking
  • Design Thinking como estrutura criativa para a inovação
  • Inspiração
  • Empatia – entrevista e observação
  • Benchmarking lateral
  • Reenquadramento do desafio – a descoberta de um novo ângulo de abordagem
  • Ideação
  • Geração de Ideias – brainstorm e brainwalk
  • Desenvolvimento de Conceitos – napkin pitch
  • Co-criação
  • Experimentação
  • Prototipagem-rápida
  • Teste, para aprender com o feedback e redefinir a solução
  • Síntese
  • Avaliação e encerramento

Avaliação da Formação

Critérios e metodologias de avaliação

  • Avaliação: Qualitativa - Formativa e Sumativa
  • Avaliação Continua entre Insuficiente e Muito Bom
  • Observação da participação dos formandos nos exercícios propostos.
  • Registo da observação na grelha de avaliação
  • Critérios da Grelha de Avaliação: Conhecimentos: Aquisição e aplicação de conhecimentos; Mobilização de competências; Comportamental: Assiduidade/Pontualidade; Originalidade/Criatividade; Participação/Motivação; Relações interpessoais/trabalho em equipa

Descritores de Desempenho 

  • % de formandos com aproveitamento
  • % de satisfação global dos formandos
  • % de formandos que se consideram mais aptos após a frequência da formação
  • % de desistências

Meios e Recursos Pedagógicos

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação é de diversa natureza, nomeadamente:
   • Documentação em formato digital
   • Documentação em suporte de papel
   • Material audiovisual e multimédia
   • Aplicações informáticas sempre que necessário.

No início da ação, é disponibilizado o programa do curso, que serve como guia de apoio ao formando. Neste programa estão definidos:
   • os objetivos pedagógicos
   • os conteúdos programáticos desenvolvidos
   • as respetivas referências bibliográficas

Assim, o formando poderá ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejar, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

A cada formando é disponibilizada documentação de apoio pedagógico, elaborada ou selecionada pelo formador, nomeadamente:
   • Manual pedagógico, em formato digital
   • Cópia do Slide Show, em formato digital
   • Legislação aplicável, em formato digital ou em suporte de papel
   • Bateria de exercícios, em suporte de papel
   • Questionários de avaliação da formação, em suporte de papel

Recorrer-se-á também frequentemente a fotografias e outras imagens bem como a web vídeo. Quando apropriado, serão criados grupos/turma nas redes sociais facilitando as interações entre formandos e entre formandos e formadores, quer no decurso da formação, quer no período pós-formação. Estas atividades serão desenvolvidas para promover uma maior interação grupal e facilitar a apropriação das competências, nomeadamente das competências sociais.
É também utilizada a “Academia do Oeste” (plataforma de ensino à distância) onde será inserida toda a informação acerca da formação da presente candidatura, em que os formandos e formadores terão acesso, através de login e password, a toda a informação e documentação de apoio. A plataforma é um recurso colaborativo de partilha de informação e acompanhamento.

 

Inscrições a realizar pelos serviços dos Municípios da Região Oeste.

 

Datas previstas:

28 de fevereiro, 6 e 15 de março de 2023

Curso de Formação em Design Thinking
Duração

21h

Forma de Organização

 Presencial

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Curso de Formação em Design Thinking 21h Presencial
Módulo Curso de Formação em Design Thinking
Duração 21h
Forma de Organização Presencial
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