Curso de Formação em Design Thinking
Objetivos
Objetivos Gerais
Dotar os formandos de conhecimentos/competências que lhes possibilitem:
• Utilizar o design thinking enquanto metodologia para transformar desafios difíceis em oportunidades inovadoras e que, por isso, consegue alcançar impactos significativos nas pessoas e no próprio desenvolvimento organizacional
• Reforçar a eficácia e criatividade das equipas
• Criar soluções a implementar no desenvolvimento de projetos e planos de ação para incorporar o design nas estratégias
• Desenvolver competências de inovação e gestão da mudança, propiciadoras de conhecimentos, aptidões e atitudes ajustados aos necessários processos de modernização administrativa
Objetivos específicos
• Identificar os fundamentos do Design Thinking
• Implementar processos de inovação nas organizações através do Design Thinking
• Transformar desafios difíceis em oportunidades através do Design Thinking
• Aplicar alguns dos métodos e técnicas do Design Thinking para o desenvolvimento da capacidade criativa individual e coletiva
• Trabalhar em equipa de forma colaborativa
• Estabelecer empatia com os destinatários das soluções criativas
• Resolver problemas complexos com recurso à criatividade
• Assumir uma cultura de inovação
Destinatários
Dirigentes e Técnicos Superiores que necessitam desta formação para o exercício das funções que desempenham no âmbito da gestão organizacional, gestão de pessoas e processos de mudança organizacional e modernização administrativa, dos municípios que integram a OesteCIM.
Conteúdos
- Icebreak de acolhimento dos formandos
- Fundamentos do Design Thinking
- Design Thinking como estrutura criativa para a inovação
- Inspiração
- Empatia – entrevista e observação
- Benchmarking lateral
- Reenquadramento do desafio – a descoberta de um novo ângulo de abordagem
- Ideação
- Geração de Ideias – brainstorm e brainwalk
- Desenvolvimento de Conceitos – napkin pitch
- Co-criação
- Experimentação
- Prototipagem-rápida
- Teste, para aprender com o feedback e redefinir a solução
- Síntese
- Avaliação e encerramento
Avaliação da Formação
Critérios e metodologias de avaliação
- Avaliação: Qualitativa - Formativa e Sumativa
- Avaliação Continua entre Insuficiente e Muito Bom
- Observação da participação dos formandos nos exercícios propostos.
- Registo da observação na grelha de avaliação
- Critérios da Grelha de Avaliação: Conhecimentos: Aquisição e aplicação de conhecimentos; Mobilização de competências; Comportamental: Assiduidade/Pontualidade; Originalidade/Criatividade; Participação/Motivação; Relações interpessoais/trabalho em equipa
Descritores de Desempenho
- % de formandos com aproveitamento
- % de satisfação global dos formandos
- % de formandos que se consideram mais aptos após a frequência da formação
- % de desistências
Meios e Recursos Pedagógicos
O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação é de diversa natureza, nomeadamente:
• Documentação em formato digital
• Documentação em suporte de papel
• Material audiovisual e multimédia
• Aplicações informáticas sempre que necessário.
No início da ação, é disponibilizado o programa do curso, que serve como guia de apoio ao formando. Neste programa estão definidos:
• os objetivos pedagógicos
• os conteúdos programáticos desenvolvidos
• as respetivas referências bibliográficas
Assim, o formando poderá ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejar, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.
A cada formando é disponibilizada documentação de apoio pedagógico, elaborada ou selecionada pelo formador, nomeadamente:
• Manual pedagógico, em formato digital
• Cópia do Slide Show, em formato digital
• Legislação aplicável, em formato digital ou em suporte de papel
• Bateria de exercícios, em suporte de papel
• Questionários de avaliação da formação, em suporte de papel
Recorrer-se-á também frequentemente a fotografias e outras imagens bem como a web vídeo. Quando apropriado, serão criados grupos/turma nas redes sociais facilitando as interações entre formandos e entre formandos e formadores, quer no decurso da formação, quer no período pós-formação. Estas atividades serão desenvolvidas para promover uma maior interação grupal e facilitar a apropriação das competências, nomeadamente das competências sociais.
É também utilizada a “Academia do Oeste” (plataforma de ensino à distância) onde será inserida toda a informação acerca da formação da presente candidatura, em que os formandos e formadores terão acesso, através de login e password, a toda a informação e documentação de apoio. A plataforma é um recurso colaborativo de partilha de informação e acompanhamento.
Inscrições a realizar pelos serviços dos Municípios da Região Oeste.
Datas previstas:
28 de fevereiro, 6 e 15 de março de 2023
21h
Presencial
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
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Curso de Formação em Design Thinking | 21h | Presencial |
Módulo Curso de Formação em Design Thinking
Duração 21h
Forma de Organização Presencial
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