Planeta da Transformação no Oeste - Atividade Prémio Presidente Carlos Bernardes

Oeste CIM

Enquadramento

O projeto “Planeta da Transformação no Oeste – Prémio Presidente Carlos Bernardes” apresenta como missão sensibilizar, de forma digital, a comunidade educativa da região Oeste para questões de sustentabiliade ambiental, um tema atual e necessário.

No contexto de combate às alterações climáticas e ao insucesso escolar, o projeto pretende levar a cabo um conjunto de atividades pedagógicas e educativas de sensibilização, mas também desafiar a comunidade educativa para a construção de soluções viáveis que contribuam para a missão acima descrita.

Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Novo Verde, a ERP Portugal e a Comunidade Intermunicipal do Oeste e conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral das Atividades Económicas, Programa Eco-Escolas e Oeste Sustentável.

Objetivos

Com esta atividade pretende-se desafiar os alunos a construir soluções para a entrega seletiva de equipamentos elétricos e eletrónios, pilhas e embalagens em fim de vida, utilizando materiais reutilizados. Mais concretamente o desafio passa pela construção de uma ilha da reciclagem, com contentores de entrega seletiva de resíduos eletrónicos, pilhas e 3 cores do ecoponto.

Estes contentores deverão ser identificados com nome, símbolos da região ou do Município da escola e transmitir a sua função (recolha dos diferentes resíduos).

Nomes para os contentores:

  • Depositrão (para os elétricos e eletrónicos)
  • Traga Pilhas (para as pilhas)
  • Ecopontos: amarelo, azul e verde (para as embalagens)

Destinatários

Escolas do Ensino Básico dos 12 Municípios da Região Oeste.

Métodos Pedagógicos

A participação na Atividade é totalmente gratuita. As inscrições são realizadas na plataforma Academia do Oeste pelo professor e os trabalhos deverão ser submetidos até dia 15 de março de 2022 para posterior seleção e atribuição dos Prémios Presidente Carlos Bernardes.

Os grupos de trabalho podem ser constituídos no máximo por 5 elementos, sendo o professor o responsável pela submissão dos trabalhos dos grupos que constituem a turma. 

Cada trabalho deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

  • Memória Descritiva – relato do envolvimento dos alunos na execução do trabalho, materiais utilizados e racional criativo
  • Fotografias dos contentores
  • Outros tópicos considerados relevantes para o processo

Avaliação da Formação

Após submissão, os trabalhos serão avaliados internamente pela entidade responsável do Projeto "Prémio Presidente Carlos Bernardes".

Em cada Município será selecionado um trabalho vencedor de uma Escola EB1 e outro de uma Escola EB2,3. 

Cada aluno do grupo vencedor receberá um tablet. Os Professores, as Escolas e os Municípios respetivos serão igualmente reconhecidos com a atribuição de um galardão.

O Prémio Presidente Carlos Bernardes irá oferecer um total de 120 tablets pelos 12 Municípios.

Destaques

Esta Atividade será tão mais enriquecida quanto a participação nas diferentes Sessões de Sensibilização sobre a temática ambiental, disponível também nesta plataforma.

Todos os alunos receberão um diploma de participação.

Banner APCB
Duração estimada

04h

Forma de Organização

Self-paced

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Atividade Prémio Carlos Bernardes 04h À distância
Módulo Atividade Prémio Carlos Bernardes
Duração 04h
Forma de Organização À distância
Não encontrou o curso que procura?
Veja o nosso catálogo de cursos